Como

atuamos

Na Ad’oro, nosso compromisso com a sustentabilidade é mais do que uma promessa: é uma prática viva em cada aspecto do nosso negócio. A nossa Política Ambiental, que é a espinha dorsal da nossa unidade, reflete uma cultura organizacional dedicada à melhoria contínua e ao respeito pelo meio ambiente.

Adotamos um Sistema de Gestão Ambiental que garante não apenas operações economicamente viáveis, mas também ambientalmente responsáveis e socialmente benéficas. Através desta abordagem, estamos pavimentando um caminho de conservação e proteção, deixando um legado verde para as futuras gerações.

Na Ad'oro, tecemos hoje o legado verde de amanhã, unindo inovação, responsabilidade e sustentabilidade em cada passo que damos.

Política Ambiental

em todas as nossas ações é o meio para alcançar nossos objetivos.

Para impulsionar avanços ininterruptos em nossas operações e aprimorar o domínio sobre as atividades desempenhadas, a Política Ambiental da Ad’oro delineia as estratégias de administração de questões ambientais, bem como os riscos e impactos associados. Esta política, que é um reflexo dos valores e da missão da empresa, reitera nosso voto de dedicação a uma atuação que preza pela responsabilidade ambiental. Estamos empenhados em gerir indicadores que refletem nosso desempenho ambiental, estabelecendo metas tangíveis relacionadas ao gerenciamento de água, energia, resíduos e emissões de gases de efeito estufa (GEE), com um sistema de monitoramento e relatórios periódicos que garantem transparência e progresso contínuo.

A Política Ambiental da Ad’oro é fundamentada em normas de alta estima, como a ABNT NBR ISO 14001:2015, onde nos comprometemos publicamente a promover a conservação da biodiversidade e a proteção de mananciais e áreas verdes em nossa propriedade. Além disso, valorizamos e respeitamos os direitos e tradições das comunidades locais, garantindo uma comunicação rápida e eficaz com todas as partes interessadas e aplicando medidas corretivas, quando necessário, para fomentar a melhoria contínua em nossas práticas e condutas.

A Política Ambiental da Ad’oro estabelece os seguintes princípios fundamentais

  • Assegurar a conservação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável do seu negócio.
  • Mitigar os impactos negativos, prevenir a poluição e os possíveis riscos causados por todas as atividades exercidas pela empresa.
  • Garantir a proteção dos mananciais, solo e matas localizadas na propriedade, protegendo a biodiversidade presente.
  • Mitigar a emissão de gases odoríferos e gases de combustão, especialmente gases de efeito estufa, adotando técnicas especificas a cada atividade geradora e monitorar sua operação.
  • Atuar na gestão da água em todo o processo produtivo bem como nas áreas de apoio.
  • Adotar o reuso de águas, contribuindo para a mitigação do impacto ambiental.
  • Atuar na gestão da matriz energética, para a minimização dos impactos ambientais.
  • Reduzir, sempre que possível, o uso de materiais, embalagens e insumos utilizados na empresa, bem como aumentar o uso de materiais reciclados.
  • Contribuir para o aumento da reciclagem dos resíduos industriais e praticar a logística reversa dos resíduos gerados no pós-consumo, como medida de atenuar os impactos ambientais e como forma de promover as cooperativas de reciclagem.
  • Promover a conscientização dos colaboradores através de eventos e treinamentos, desenvolvendo pensamento crítico, responsável e participativo entre os colaboradores quanto as suas atividades exercidas, bem como as práticas ambientais adequadas, ressaltando a importância para o meio ambiente e para a sociedade.
  • Avaliar o histórico ambiental das empresas terceiras contratadas, bem como nas aquisições de novos negócios.
  • Cumprir todos os requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao seu negócio e desenvolver programas, cartilhas e demais documentos pertinentes que sejam compatíveis a cada compartimento ambiental crítico da atividade.
  • Avaliar continuamente os aspectos e impactos ambientais de todas as atividades, bem como todo Sistema de Gestão Ambiental, como forma preventiva e na busca de melhorias para aumentar o desempenho ambiental.

Objetivos e Metas

da Política Ambiental

Reduzir o Consumo de água utilizada no frigorífico em 15%, referente ao resultado do ano anterior.

Aumentar a disponibilidade de água de reuso indireto em 3,7%, referente ao resultado do ano anterior.

Reduzir a carga poluidora do efluente encaminhado para a concessionária de esgoto em 6%, referente ao resultado do ano
anterior.

Reduzir o consumo de energia elétrica por tonelada produzida em 2,5%, referente ao resultado do ano anterior.

Reduzir do consumo de lenha por tonelada produzida em 2,5%, referente ao resultado do ano anterior.

Reduzir GEE (Escopo 1) em 2,5% de ton CO2eq, referente ao resultado do ano anterior.

Reduzir GEE (Escopo 2) em 2,5% de tonCO2eq, referente ao resultado do ano anterior.

Aumentar a destinação de Resíduos Recicláveis em 4,8%, referente ao resultado do ano anterior.

Reduzir a 0 o número de ocorrências de odor externo oriundo do frigorífico/fábrica de farinha e óleos.

Aumentar o atendimento aos requisitos de auditoria interna em 2,5%, referente ao resultado do ano anterior.

Nossas

Ações

Trabalhamos na redução do consumo de água, investindo em alterações estruturais, e principalmente realizando um trabalho contínuo de monitoramento de desperdícios.

Realizamos monitoramento de consumo diariamente de aproximadamente 36 pontos, possibilitando rápida tomada de ação nos desvios encontrados.

Você Sabia?

Nossa atividade é abastecida pela água da Concessionária (SABESP), por 9 captações subterrâneas e uma captação superficial.

Devido às características das atividades desenvolvidas, o efluente líquido gerado em nossa unidade possui alta carga orgânica e requer um prévio tratamento antes que seja encaminhado para a rede coletora de esgotos do município.

O sistema de tratamento de efluentes da Ad’oro é dotado de tratamento primário composto por flotador físico-químico e sistema biológico por lodo ativado, conferindo ao efluente tratado condições para lançamento na rede coletora e possibilitando seu reuso indireto, após outras etapas de tratamento.

Você Sabia?

A Ad’oro possuí um moderno sistema de tratamento denominado “ultrafiltração e osmose reversa”, capaz de eliminar as menores partículas presentes na água.

A Ad’oro também se preocupa com a gestão dos recursos energéticos, e como medida, adota a alteração gradual de equipamentos antigos por novos e que consumam menos energia, auxiliando assim na eficiência energética.

Realizamos monitoramento diário e horário de nosso consumo de energia, possibilitando rápida tomada de ação em casos de desvios.

Atuamos no controle de desperdícios de energia elétrica (e ar comprimido), realizando intervenções estruturais e comportamentais frente aos desvios encontrados.

A gestão dos resíduos sólidos faz parte da rotina de trabalho da unidade, que visa a destinação correta de todos os resíduos gerados, através de empresas licenciadas para receber cada tipo de resíduo.

Estamos implantando coleta seletiva na fonte de geração em todas as áreas administrativas da empresa.

Também monitoramentos diariamente o processo de triagem de resíduos, possibilitando aumento do % de resíduos destinados para processo de reciclagem.

Monitoramos mensalmente os volumes de resíduos gerados e destinados de forma a assegurar sua adequada destinação.

Atuamos na conscientização ambiental dos nossos colaboradores quanto a não geração, redução, reutilização e destinação de resíduos para reciclagem.

Mantemos atualmente 3 áreas de plantios, ocupando uma extensão de 4.750 m² com 792 mudas de árvores plantadas.

Toda lenha utilizada na empresa é oriunda de reflorestamento.

A Ad’oro possui sistema para tratamento das emissões oriundas de sua caldeira e fornalha, gerados pela queima de lenha renovável, as quais são monitoradas bimestralmente. 

Ainda tomamos outras medidas, como manutenção e limpeza do multiciclone e fornalha e avaliação da qualidade da lenha, de forma a reduzir a concentração das emissões atmosféricas.

Quanto às emissões odoríferas, possuímos um complexo sistema para o tratamento, onde diversos parâmetros são monitorados a cada hora, prevendo desvios e reduzindo risco de emanação de odores. Também realizamos de forma preventiva manutenção e limpeza dos equipamentos.

Ainda, realizamos anualmente avaliação de compostos odoríferos para monitoramento de nossas fontes de emanação de odores, possibilitando melhor gestão deste importante aspecto ambiental.

Possuímos canal de diálogo com a comunidade, promovendo rápida diligência ao menor sinal de odor externo reclamado.

Compensando cerca de 30% da massa dos resíduos gerados no pós-consumo dos produtos, fomentando o desenvolvimento da cadeia de reciclagem, gerando impactos positivos para preservação do meio ambiente e desenvolvimento social e financeiro.

Realizamos anualmente inventário de GEE e monitoramos mensalmente as principais fontes de emissões de GEE de nossa atividade.

Dentre as ações para redução da emissão de GEE do escopo 1, que visam principalmente a redução do consumo de lenha, temos a avaliação mensal dos purgadores da rede de vapor, análise da água da caldeira, reaproveitamento da água da purga da caldeira.

Quanto às ações para redução da emissão de GEE do escopo 2, que visam a redução do consumo de energia elétrica, temos o monitoramento diário e horário do consumo de energia, possibilitando rápida tomada de ação em casos de desvios, bem como detecção de vazamentos de ar comprimido, automatização do funcionamento de equipamentos, substituição de motores elétricos por modelos de menor potência, além do monitoramento ostensivo através de rondas de desperdícios de energia elétrica, promovendo intervenções estruturais e comportamentais frente aos desvios encontrados.

Resultados

Uma Jornada de Transformação e Impacto Positivo através dos Nossos Compromissos Ambientais.

Alteração do funcionamento do sistema do casco-tubo usado no pré-resfriamento dos gases da FFO, para aquecimento de água industrial

  • Redução do consumo de água (8.370.000 L/ano)
  • Redução do consumo de lenha (5600 m³st/ano)
  • Redução das emissões de GEE (142,27 ton CO2Eq/ano)

Automatização do consumo de água no Chute de Parcial

  • Redução do consumo de água (23.040.000 L/ano)
  • Redução do consumo de energia (172.800 Kwh/ano)
  • Redução das emissões de GEE (7,97 ton CO2Eq/ano)

Substituição de lâmpadas área de expedição

  • Redução do consumo de energia (151.200 Kwh/ano)
  • Redução das emissões de GEE (6,44 ton CO2Eq/ano)

Fale Conosco

Para dúvidas, reclamações e/ou sugestões, relacionados a Área Ambiental

    Quer nossos cortes de frango na sua empresa?

    Entre em contato e solicite a visita de um Representante.
    ENTRAR EM CONTATO